Home Sam Altman compartilha fotos do Projeto Polaris – Uma usina de energia de fusão nuclear
Notícias

Sam Altman compartilha fotos do Projeto Polaris – Uma usina de energia de fusão nuclear

thiagoluizzz

Sam Altman compartilha fotos do Projeto Polaris

Sam Altman é um grande investidor na Helion Energy, uma empresa americana de pesquisa em fusão, e juntos, estão tentando construir a primeira usina de energia de fusão nuclear. Se conseguirem, serão os primeiros a colocar essa tecnologia em uso prático.

Atualmente, a fusão nuclear não é apenas instável, mas também requer uma entrada de energia muito maior para funcionar em comparação com o resultado final que produz. Portanto, a longo prazo, não é uma fonte de energia sustentável.

No entanto, Altman e a Helion Energy estão tentando mudar essa narrativa com sua mais recente máquina, a Polaris.

Nas palavras da Helion, a Polaris é “o próximo grande passo no desenvolvimento comercial da fusão”.

Sam Altman inclusive compartilhou uma foto das instalações onde a Polaris será construída em breve em sua conta na rede social X.

Embora a empresa concorde que ainda há um longo caminho a percorrer antes que a energia produzida por fusão nuclear se torne realidade, eles estão otimistas com seu projeto.

Acordo da Microsoft com a Helion Energy

O que é ainda mais interessante é que a Helion já tem um cliente de grande porte pronto para comprar energia deles.

Em maio de 2023, a Microsoft assinou um acordo de compra de energia com a Helion, confirmando que comprará eletricidade deles em 2028. Isso dá à empresa quase quatro anos para dar vida ao projeto, no qual pretende construir uma usina de energia de fusão nuclear de 50MW.

Através do acordo com a Microsoft, pode ter garantido também um suprimento ilimitado de energia nuclear para a OpenAI, já que ela depende dos servidores e recursos da Microsoft para executar suas ferramentas de IA.

Contudo, o que torna esse acordo ainda mais especial é que esta é a primeira vez que uma empresa assina formalmente um contrato para a compra de eletricidade.

Por que precisamos da fusão nuclear?

O impacto crescente do aquecimento global tem sido uma grande preocupação para todos os países e empresas. O uso da fusão nuclear, uma fonte de energia limpa, poderia resolver essa grande crise global.

Mas há outra razão pela qual Sam Altman está apoiando esse projeto: sustentar o futuro de suas ferramentas de inteligência artificial (IA).

Muitas ferramentas de IA agora estão disponíveis ao público, o que aumentou drasticamente seu consumo. Mas o que muitos de nós não sabemos é que é necessária muita energia para manter um sistema de IA funcionando.

Atualmente, a OpenAI recebe centenas de milhões de consultas todos os dias, o que consome aproximadamente 1GWh de energia diariamente. Isso equivale à quantidade de energia usada por 33.000 residências nos EUA.

Gerar uma imagem de IA consome tanta energia quanto carregar seu smartphone. Em resumo, não há como a IA crescer, de forma sustentável, sem uma nova fonte de energia.

E esse avanço parece possível agora que as empresas estão dependendo da IA para expandir seus negócios. Suas próprias necessidades as motivam a investir pesado em fontes de energia renovável, como fusão nuclear e energia solar.

Sam Altman já investiu US$ 375 milhões na Helion Energy e parece bastante confiante em cumprir o prazo de 2028. Se este projeto for bem-sucedido, ele irá beneficiar não apenas a Helion, mas também impulsionará o crescimento da OpenAI, lhe dando uma vantagem sobre seus concorrentes.

Thiagoluizzz

Thiagoluizzz

Thiago Luiz Lapa é jornalista com mais de dez anos de atuação na área da comunicação. Sua especialização concentra-se na produção de conteúdo relacionado à tecnologia e ao mercado financeiro. Paralelamente à carreira jornalística, Thiago é um investidor ativo e grande entusiasta das inúmeras possibilidades e oportunidades oferecidas pelo futuro digital.

A combinação de suas habilidades lhe proporcionam a capacidade de criar conteúdo único, fundamentado em sólidos conhecimentos e vasta experiência, especialmente quando se trata de temas como criptomoedas e tecnologias de ponta. Sua missão é compartilhar informações valiosas e oferecer insights relevantes aos leitores, abordando assuntos que desempenham um papel significativo na constante transformação de nosso mundo.